O congelador é um dos melhores amigos de quem deseja comer bem, mas não tem tanto tempo quanto gostaria para se dedicar ao fogão. Só que nem tudo fica saboroso – ou mesmo comestível – depois de passar uma temporada no congelador. Alguns ingredientes perdem textura, sabor e até algumas de suas propriedades nutricionais após serem congelados.
Para não ter o trabalho de congelar e depois deitar fora os alimentos, veja abaixo alguns produtos que devem passar longe do congelador.
Queijos
Nem todo queijo pode ser congelado. Ricota, cream cheese ou queijo de cabra, por exemplo, ficam com textura estranha. Por sua vez, peças mais duras, como parmesão, até podem ser congeladas, desde que bem acondicionadas (embale em filme plástico, depois em papel alumínio e guarde em sacos próprios para congelamento). Porém, vale mais a pena comprar apenas a quantidade que for usar e guardar no frigorifico.
Batatas
Batatas são uma delícia quando saem do forno, mas não congelam muito bem. Por absorverem água, elas acabam amolecendo e esfarelando na hora de descongelar. No entanto, batatas fritas ou ainda na forma de purê resistem bem a uma temporada no congelador.
Frutas e legumes
Não é boa ideia congelar frutas ou legumes se o vegetal tem grandes quantidades de água -caso, por exemplo, de melancias, pepinos, alfaces, tomates crus e rabanetes. Já algumas frutas mais delicadas, como peras e mangas, mudam de cor quando congeladas – é recomendável apenas colocar no congelador se estiverem cozidas.
Ovos frescos
Congelar ovos frescos com casca e tudo é uma péssima ideia: com o frio, a casca racha. É mais fácil separar gemas e claras, acondicionadas em sacos plásticos próprios para congeladores – uma boa ideia para quando você fizer uma receita que só pede um dos dois itens, como suspiros ou quindins.
Chantilly
Chantilly não congela bem: a gordura do creme de leite batido acaba se separando do líquido na hora de tirar do congelador. Melhor preparar apenas o que for consumir na hora.
Iogurte e creme de leite
Assim como o chantilly, iogurte e creme de leite também devem passar longe do congelador, caso contrário, ganham uma desagradável aparência de leite talhado quando descongelados.
Maionese
Maionese (caseira ou industrializada) é outro produto que talha após ser descongelado, já que as gorduras se separam da parte líquida.
Pudins e cremes
Se o doce leva amido de milho na composição, melhor não levar ao congelador: na hora de descongelar, acaba soltando muita água, o que modifica o sabor. Molhos que são engrossados com amido ou farinha de trigo também não podem ir para o congelador, já que os ingredientes se separam na hora de aquecer novamente.
Pratos fritos
Sobrou um panado do almoço? Você pode até congelar, mas ela vai perder muito da crocância. No entanto, filés já empanados, mas sem fritar, podem ser acondicionados no congelador sem problemas – vale a pena fazer a mais na hora do almoço e deixar uma porção pronta para fritar em outra ocasião.
Leave a Comment